top of page

Governança corporativa na prática: como implementar sem complicar

Atualizado: 28 de fev.

Governança corporativa é como uma empresa organiza suas decisões para ser mais transparente, justa e ética, cumprindo e respondendo às leis do país. Na prática, é o que faz tudo funcionar de forma responsável, garantindo que clientes, investidores e a sociedade possam confiar no negócio.


Você entra no mercado e enche o carrinho. No caixa, percebe que os preços não batem, ninguém sabe dizer o motivo e o gerente parece não ter as informações e o preparo necessários para resolver a situação. Você acaba desistindo da compra, vai embora do mercado e deixa uma avaliação ruim no Google.


Agora, imagine a mesma situação dentro de uma empresa: sem regras ou alinhamentos claros, as coisas saem do controle rapidamente. Processos atrasam, decisões se perdem e a credibilidade da marca fica em risco.


Por isso, a governança corporativa é uma ferramenta tão importante. É ela que vai estabelecer e gerenciar uma série de práticas significativas de transparência, responsabilidade e integridade, incluindo todas as esferas de ESG, e resguardar a reputação de uma empresa.


Basicamente, o seu negócio precisa seguir as principais leis e diretrizes legais do país. O importante é encontrar profissionais que garantam que isso esteja sendo feito.

1. Defina os papéis e as responsabilidades

O primeiro passo é deixar bem-estabelecido quem faz o quê dentro da empresa. Isso evita confusões e agiliza as tomadas de decisões mais ágeis. Você pode estabelecer quais são os cargos, suas respectivas descrições e responsabilidades, alinhar expectativas e também abrir espaço para uma certa autonomia.


2. Crie processos e regras transparentes

Agora, é necessário pensar em como as coisas serão executadas. A governança corporativa se baseia na transparência, o que significa que todos precisam entender quais decisões serão tomadas, por quem e como. Defina processos para todas as atividades da empresa (contratações, pagamentos, licitações etc.), garanta que todo o time esteja ciente e aplique regras sobre comunicação interna, prazos e responsabilidades.


3. Implemente um sistema de controle

Para saber se as coisas estão indo no caminho certo, você precisa monitorar e medir os resultados. O sistema de controle vai te ajudar a garantir que os processos estão sendo seguidos e que a empresa está no rumo certo. Usar ferramentas de software para controlar e acompanhar o andamento das tarefas, definir KPIs de sucesso e fazer auditorias internas são ações importantes para isso. 


4. Monte conselhos ou comitês

Ter um grupo especializado que possa auxiliar nas decisões estratégicas é fundamental. Esse comitê deve reunir profissionais de diferentes áreas, tanto de dentro quanto de fora da empresa, e atuar ativamente em reuniões estratégicas para manter as decisões alinhadas.


5. Faça revisão contínua

A governança corporativa não é algo que você implementa e esquece. O mundo dos negócios muda rapidamente, e os processos da sua empresa precisam evoluir para acompanhar essas mudanças.


A chave está em gerenciar o seu negócio de maneira transparente, responsável e organizada junto com o seu time. Com o tempo, sua empresa ganhará mais confiança e relevância no mercado. 


E se você quiser uma ajuda para implementar esses processos na sua empresa, conte com o nosso time! Juntos, podemos construir uma governança que fortaleça ainda mais a sua reputação!




 
 
 

Comments


Rua Pedroso Alvarenga, 691

3º andar - São Paulo - SP

CEP: 04531-011

  • LinkedIn
  • Instagram

©2024 criado por agenciaecco.com.br

Ana Luiza Abdalla, Talita Lamblem e Eduardo de Paula Machado Advogados

+55 (11) 3467-5903

eduardo@hallem.com.br

bottom of page